Adolescentes: os eventos e os cuidados

Como é doce lembrar da nossa juventude e recordar nossos primeiros bailinhos, matinês, forrozinhos, festinhas na casa dos amigos e baladinhas. Via de regra, nossos pais iam nos deixar e buscar rigorosamente na hora marcada. Naquelas poucas horas na ausência deles e na companhia dos amigos, aprendíamos muitas novidades. Pois é, aí é onde mora o perigo!

Só depois que os nossos próprios filhos estão indo para as festinhas é que despertamos para as preocupações que nossos pais tinham, e na época achávamos um exagero de cuidado da parte deles.

Por mais que o local do evento seja conhecido, que tenha boa segurança, o mais importante é saber com quem seus filhos estão. As amizades que eles cultivam podem ser consideradas o maior fator de influência para o bem ou para o mal.

A bebida alcoólica é uma das primeiras curiosidades perigosas para os jovens que, sem experiência e sem controle, são facilmente seduzidos pelos seus efeitos. Despreparados, se tornam altamente sugestivos às opiniões alheias e confiantes para experimentar outras coisas mais perigosas.

Durante minha vida profissional gerenciando a segurança de grandes eventos, tive a oportunidade de presenciar cenas marcantes de pessoas em completo descontrole, e uma das situações que me causou grande impacto foi a de um jovem de 19 anos completamente drogado, que não reconheceu seu próprio pai quando chegou para buscá-lo. O pai estava desolado, aos prantos, e o tempo todo abraçava seu filho, pedindo-lhe desculpas por ter ficado longe dele tanto tempo.

Não adianta pensarmos que sabemos tudo e que somos capazes de enfrentar sozinhos a luta contra as drogas, pois a cada dia surge uma nova droga e uma forma de consumi-la, tem até a droga da moda! Caso tenha um problema desses em sua família, não hesite em buscar ajuda de um profissional, primeiro para você aprender como agir e, depois, como ajudar o dependente.

Muita conversa, orientação, esclarecimento dos riscos e, principalmente, das consequências, demonstração de exemplos, são algumas das medidas preventivas que podem ajudar você a manter seus filhos longe de problemas. A prevenção é a forma menos dolorosa de ter sucesso contra as drogas.

Para quem está começando agora a fase de levar o filho para sair ou deixá-lo sair com os amigos de carro ou de Uber, preste atenção a tudo e a todos, quanto mais você puder orientá-lo e quanto mais cedo você puder agir, será melhor para todos. Sou da teoria que é melhor sermos reconhecidos como “pais super cuidadosos” agora, do que nos arrepender de não termos feito a nossa parte na proteção e orientação dos nossos filhos.

Matéria publicada em minha coluna no jornal Gazeta Brazilian News: http://gazetanews.com/author/igor-pipolo/.