Apagão de dados nas Prefeituras

Com a posse dos prefeitos eleitos na eleição passada, alguns desses novos executivos tiveram surpresas desagradáveis. Principalmente nas cidades menores e onde o prefeito eleito é de partido adversário do prefeito anterior, aconteceu um fato muito grave: os dados armazenados nos computadores da prefeitura foram apagados. Isto mesmo: desapareceram sem cópias de segurança.

Os novos prefeitos estão perdidos no espaço! Evidentemente este é um fato criminoso. O desaparecimento dos dados foi feito de uma maneira consciente e com o objetivo de prejudicar a próxima administração. Porém, provar que isto aconteceu de uma maneira deliberada, será muito difícil. Se apertarem o cinto, o culpado será o estagiário ou o próprio equipamento que “por defeito” apagou os dados.

Toda prefeitura precisa ter um processo de segurança da informação. Precisa ter um profissional responsável por fazer acontecer esta proteção. Afinal a informação é da cidade, da prefeitura e não de um governo que “está” na prefeitura.

A primeira etapa para um bom processo de segurança da informação é a existência de um conjunto de políticas e normas para a segurança da informação. É preciso definir regras adequadas ao organismo municipal e às características e porte da cidade. Ter as responsabilidades definidas e se possível ter a diretriz principal transformada em lei é uma prova de maturidade administrativa. É uma prova de governança organizacional.

Implantar os controles definidos nas políticas e normas de segurança da informação é uma segunda etapa. Restrição no acesso à informação, registro de tudo que foi feito permitindo a auditabilidade, cópias de segurança, planos de continuidade de negócio, treinamento e conscientização dos usuários são os controles mais críticos para o sucesso de uma adequada proteção da informação.

Todas as prefeituras, desde o menor município, têm condições de implantar um processo de segurança da informação. Basta querer. Basta ser sério. Basta respeitar os eleitores. Bom governo para os novos prefeitos. Mas, com segurança da informação.