Black Friday – Dicas para realizar compras com segurança

A ação promocional Black Friday tem conquistado consumidores brasileiros ao longo do tempo e hoje faz parte da estratégia de marketing de uma infinidade de empresas, mas no comércio eletrônico essa data merece atenção.

Cuidados para identificar a segurança da página da promoção: a nova legislação, em vigor desde 2013, dispõe que a loja on-line informe em local visível o número de CNPJ, endereço físico e número de telefone.

O SERASA disponibiliza gratuitamente a pesquisa de CNPJ das empresas que estarão participando das promoções: consulte a existência e credibilidade da mesma antes de realizar sua compra.

Verifique se o site possui certificado Digital SSL: ao realizar compras em uma loja virtual, será necessário informar dados pessoais como números de cartões, senhas, entre outros, e por essa razão, o uso do certificado digital é fundamental. Para identificar se um site possui certificado, basta verificar ao lado da barra de endereço do navegador, se o mesmo possui um cadeado de segurança. O uso do cadeado garante que os dados digitados por você, só poderá ser visto por você e pelo lojista.

Confira a reputação do site: o site Reclame Aqui (www.reclameaqui.com.br) possui a mais completa base de reclamações de empresas no Brasil, sendo uma ótima fonte de referência para saber o histórico de uma empresa.

Atenção ao roubo de dados e envio de vírus pelos sites de comércio eletrônico: as precauções são necessárias porque hackers, muitas vezes, roubam dados ou enviam vírus por meio dessas lojas virtuais. A primeira sugestão é não fazer compra por Wifi público, pois o estabelecimento pode não ter os recursos adequados de segurança. É conveniente também se certificar que sua máquina faça atualizações recomendadas pelo fabricante, pois isso diminui o risco de ataques e vírus.

Nunca clique na promoção que chegar ao seu e-mail: ela pode lhe conduzir a uma página falsa idêntica à original onde serão furtados os seus dados de cartão de crédito ou realizará a instalação de um vírus no seu computador, com o mesmo objetivo. Entre no site da empresa digitando o endereço diretamente do navegador.

Saiba o que acontece com seu cartão: cadastre-se junto à operadora do cartão de crédito para receber mensagens com notificações imediatas sempre que uma compra for confirmada nele. Isso fará você identificar rapidamente uma possível clonagem ou uso desautorizado.

Desconfie de preço abaixo da média: o primeiro ponto a chamar atenção dos consumidores é o preço, e é ele também que deve ligar o seu “alerta”. Apesar da data especial ser conhecida pela grande redução de preço, muito cuidado quando ele foge muito da média oferecida pelo mercado.

Compare preços com antecedência: para fazer boas compras na web, convém visitar diferentes sites de comércio eletrônico para comparar preços e saber se o desconto é real. Se você comparar os números com antecedência, saberá exatamente a média do valor do produto desejado, evitando cair em possíveis falsas promoções.

Suspeite de desconto excessivo para pagamento por boleto: uma estratégia muito utilizada por sites fraudulentos é oferecer um desconto muito grande para compra por boleto, já que pagamentos por boleto (ou depósito) não é possível de ser recuperado pelo comprador. Via de regra o desconto oferecido por boleto deve girar na faixa de 10% sobre o valor via cartão. Compras no boleto, somente em sites que você já conhece, ou se o boleto for emitido por intermediadores que garantem a entrega da compra, como PAGSEGURO, MERCADOPAGO, entre outros.

Efetue cadastros antecipados: se você já possui alguma loja em vista, realize seu cadastro antecipado. Na Black Friday os produtos podem acabar muito rapidamente, e quanto mais rápido você finalizar o pedido, melhor para você.

Contribuições: Certisign, Canaltech e Equipe Núcleo.