Como se proteger do assédio sexual no ônibus?

Quem utiliza o transporte urbano com frequência sabe que, infelizmente, cenas de assédio são muito frequentes. Como o uso desse tipo transporte é coletivo, nunca sabemos bem quem está ao nosso lado e, justamente por isso, é sempre bom saber como se proteger do assédio sexual no ônibus.

Por esse motivo, vamos dar dicas sobre como lidar com essas situações caso elas aconteçam com você ou com alguém que está próximo. Confira!

O que é o assédio sexual?
Antes de se preocupar em denunciar o assédio sexual sofrido no transporte urbano, é importante saber como identificá-lo. Afinal, o que é esse crime e como ele acontece no ônibus?

O assédio sexual tem normalmente as mulheres como vítimas e inclui qualquer tipo de comportamento sexual indesejado. Por exemplo: caso você ou alguma outra mulher esteja sendo tocada de forma proposital e indesejada por outra pessoa, esse é um caso de assédio, que precisa ser denunciado.

É importante lembrar ainda que o assédio também pode ocorrer de forma verbal: se alguém disser coisas (sejam elas comentários, ofensas ou até mesmo uma “brincadeira”) de cunho sexual para você ou para outra pessoa no transporte urbano, você tem todo o direito de denunciar.

Como se proteger?
Infelizmente o assédio sexual é algo difícil de prever e fica difícil se proteger contra esses atos, mas existem algumas medidas básicas que podem ser tomadas e que podem fazer toda a diferença. Veja algumas:

Ande sempre acompanhada.
Uma das formas de se prevenir contra o assédio é tentar andar sempre acompanhada. Se você é estudante, por exemplo, tente fazer amizade com outra pessoa que estuda no mesmo lugar que você e utilize a mesma linha de ônibus. Assim vocês podem proteger uma à outra e, caso o assédio ocorra, auxiliar na hora da identificação do ato e do agressor, além de dar suporte no momento da denúncia.

Tente sentar sempre no banco do corredor e na parte da frente do ônibus
Outra dica é tentar ficar sempre na parte da frente do ônibus. Assim, caso haja alguma atividade suspeita, você poderá falar mais facilmente com o motorista, que deve ajudá-la a tomar as medidas cabíveis. Além disso, quando se sentar, priorize os bancos perto do corredor, pois fica mais fácil fugir de situações de perigo.

Como fazer a denúncia?
Caso você sofra assédio sexual no ônibus, não fique calada! Em primeiro lugar, fale com o motorista: ele deve ajudar você a chegar à delegacia mais próxima, onde você deve fazer a denúncia e dizer que quer processar o criminoso para que ele vá a julgamento. Para que tudo dê certo, consiga o máximo de informações sobre o agressor: a roupa que estava usando, sinais físicos e até fotos ou vídeos.

Se você for mulher, dirija-se a uma Delegacia da Mulher, que é especializada em ajudar a população feminina vítima de violência. Lá os profissionais certamente saberão lhe informar sobre todos os passos da denúncia e do processo.

Também é importante conhecer o número da Central de Atendimento à Mulher: 180. Você pode fazer a ligação a qualquer momento (inclusive se ainda estiver no ônibus em que sofreu o abuso ou viu outra pessoa ser abusada), e os profissionais do outro lado da linha vão lhe orientar sobre como agir e quais providências tomar.

Outra maneira de denunciar — que pode ajudar a melhorar o serviço de ônibus que você utiliza — é fazer uso de aplicativos de mobilidade urbana. Essas ferramentas on-line geralmente permitem que você envie denúncias, comentários e sugestões: basta baixar o aplicativo específico para o seu transporte e descrever o que aconteceu.

Dessa forma, a empresa responsável saberá dos casos de assédio e poderá tomar as medidas necessárias para tornar os ônibus mais seguros para os seus usuários.

Saber como se proteger do assédio sexual no ônibus é muito importante e pode fazer toda a diferença caso um desses atos venha a acontecer com você ou com alguém que você conheça. Por isso previna-se sempre e denuncie qualquer tipo de agressão ou violência sofrida.

Fonte: Blog Nosso Ônibus.