Mensageiros em risco

Em minhas viagens ao Brasil tenho observado um número muito grande de pessoas utilizando telefones, tablets e até mesmo computadores quando estão no trânsito, além daquelas pessoas que andam com o som nas alturas, com headphones, se maquiando e que leem enquanto estão dirigindo, e outras tantas distrações ao volante.

As estatísticas no Brasil apontam que a cada dez mil pessoas que usam o celular enquanto dirigem, apenas uma é flagrada! Será que essa fiscalização está sendo eficiente ou os infratores conseguem se esconder tão bem?

Sem dúvida, o uso de smartphones e a onda das mensagens de texto, estão se tornando a opção preferida de comunicação em todo o mundo. O problema é que quando isso ocorre dentro do veículo em deslocamento ou até mesmo estacionado, o risco aumenta consideravelmente.

A atenção no trânsito é um dos mais importantes princípios da direção defensiva, que é completamente renegado pelos infratores, pondo em risco as vidas de outros motoristas e a sua própria. Estudos comprovam que falar ao celular enquanto dirige aumenta em até 400% o risco de acidentes.

Lembre-se que o bandido está o tempo todo procurando alguém distraído para surpreender. Quando você está utilizando o celular com o veículo parado no farol ou em algum outro lugar, mesmo com o carro estacionado, a sua chance de ser assaltado aumenta muito. Estar atento e prevenido é estar mais seguro.

De acordo com a NHTSA – National Highway Traffic Safety Administration, o número de pessoas mortas em acidentes afetados por distração nos US foi de 3.154 em 2013 (mais recente estudo). Estima-se que pelo menos 424 mil pessoas ficaram feridas em acidentes de trânsito envolvendo motoristas distraídos. Em dezembro de 2013, foi anunciado que são cerca de 170 bilhões de mensagens de texto enviadas nos EUA a cada mês. Esse número hoje deve ser bem maior!

No Brasil, quarto país mais violento do mundo, são quase 60 mil mortes no trânsito por ano e lamentavelmente não temos estatísticas detalhadas para saber as causas da maioria delas, apesar de que esse alto número é uma demonstração de que a violência no trânsito requer medidas urgentes, independe de qualquer análise mais apurada.

Atualmente, em vários países, há uma forte campanha conscientizando os motoristas quanto ao uso de mensagens de texto durante os deslocamentos. Aqui nos US a fiscalização é efetiva e há uma clara intolerância das autoridades policiais americanas quando flagram os infratores.

É melhor atrasar uma resposta do que não conseguir responder nunca mais!