Perda, Furto ou Roubo de Documentos

 Previna os riscos, mas caso aconteça, tenha como diminuir as perdas!

  • Não assine a parte de trás de seus cartões de crédito. Em vez disso, escreva “SOLICITAR RG”;
  • Coloque o número do telefone de trabalho ou celular em seus cheques, ao invés do telefone residencial;
  • Tire cópias dos documentos de sua carteira. Copie de ambos os lados de todos os cartões de crédito. Você saberá o que tinha em sua carteira e todos os números de conta e de telefones para chamar e cancelar;
  • Ao viajar para o exterior leve uma fotocópia de seu passaporte;
  • Mantenha as fotocópias em um lugar seguro;
  • Em caso de perda, furto ou roubo, registre um Boletim de Ocorrência Policial (B.O.) imediatamente na jurisdição onde seus documentos e cartões de crédito foram perdidos, furtados ou roubados. Isto prova aos credores que você tomou ações imediatas, e este é o primeiro passo para uma futura investigação;
  • Em caso de perda, furto ou roubo, cancelar os cartões de crédito e cheques imediatamente;
  • Comunique, assim que possível, o SPC e SERASA para pedir que seja colocado um alerta de fraude em seu nome e número de CPF. O alerta serve para que qualquer empresa que confira seu crédito saiba que sua informação foi furtada ou roubada, e eles têm que contatar você por telefone antes que o crédito seja aprovado.

Contribuição: Michel Pipolo.