Santa Maria, rogai por nós!

A tragédia criminosa acontecida na Boate Kiss na Cidade de Santa Maria no Estado do Rio Grande do Sul, matando cerca de 240 pessoas, número que infelizmente crescerá considerando a quantidade de feridos com risco de morte, é uma lição muito cara a ser paga.

Lição que nos ensina que: não fazer o que deve ser feito pelas autoridades, mata pessoas. Acomodação na fiscalização pelo Corpo de Bombeiros mata pessoas. Busca do lucro superando todas as coisas, mata pessoas. Pensamento de consumidores não conscientizados dos perigos dos locais que se escolhe para se divertir, mata pessoas. Imaginação de que desastres em boates só acontecem nos USA e na Argentina, mata nossos jovens.

É triste e doloroso. Agora aconteceu com nossos filhos brasileiros. Mas, a lição é muito cara. Foi preciso uma menina morrer para que autoridades intervissem num grande parque de diversões no Estado de São Paulo que tinha um brinquedo funcionando inadequadamente há mais de dez meses. Foi preciso um avião da TAM cair e matar quase 200 pessoas para se questionar as regras de um aeroporto liberado sem estar 100% OK e de um avião com indícios de problemas? Ou era preciso acontecer a queda de um avião da GOL matando mais de 150 pessoas para se averiguar as condições dos profissionais que controlam o espaço aéreo brasileiro.

É um preço muito alto. São vidas humanas de valor infinito.

Depois do pranto, que a lição produza aprendizado. Como cidadãos, nossa exigência para que as autoridades façam o que tem que fazer. Não está em condições de funcionar: não funciona.

Temos regras e leis suficientes. O que falta é vontade política de fazer acontecer.

Os jovens sobreviventes (mais diretamente), os familiares e toda a população brasileira mais rígida com a sua segurança. Mortes deste tipo não podem acontecer. Temos que ter segurança 100%. Incêndios podem acontecer, mas a existência de controles de segurança tem que garantir a salvação de todas as pessoas. É inconcebível morrer por falta de simples portas de emergência. Isto é possível. Isto é possível se o assunto for tratado profissionalmente e seriamente.

Enquanto isso, Santa Maria rogai por nós, agora e na hora da nossa morte. Amém!

(Reflexão válida também para as organizações: seus funcionários, suas informações e seu conhecimento).