O Plano Diretor de Segurança – PDS é um instrumento básico contido na política de desenvolvimento da empresa e tem a finalidade precípua de promover o crescimento do negócio de forma segura e permanente.

O principal objetivo do PDS é orientar a administração da empresa sobre os riscos existentes e quais são as melhores ações e recursos para mantê-los em níveis aceitáveis.

O PDS tem como função garantir a segurança das pessoas, bens e imagem da empresa. Garantir tranquilidade para a empresa desenvolver seu negócio.

O PDS é indicado para empresas de médio e grande porte que precisam planejar seu desenvolvimento de forma sustentável, usando a segurança como um de seus alicerces para o crescimento.

Faz parte do PDS: o Plano de Contingência, Plano de Emergência, Plano de Combate a Incêndio e outros.

I. Políticas, Normas e Procedimentos

A Política de Segurança é um documento de grande importância para a empresa e tem a finalidade de balizar toda ação e estrutura focada na segurança.

É com base na política de segurança que todas as decisões que visam proteção são tomadas. A elaboração destas políticas deverá ser alinhada com a Visão, Missão e Valores da empresa, permitindo que seus objetivos sejam alcançados com o mínimo de interferência nas atividades principais do negócio.

As Normas e Procedimentos são desenvolvidos a partir da política de segurança e visam disciplinar todas as atividades desempenhadas e controladas pelos recursos humanos da estrutura de segurança, aumentando o grau de confiabilidade dos processos críticos. Essa etapa está intimamente ligada ao treinamento e supervisão dos recursos humanos dedicados a segurança.