EM ESTABELECIMENTOS
- Sempre que possível, leve uma companhia com você quando for fazer compras. É mais seguro e agradável;
- Observe contatos com pessoas, mais de uma vez, em corredores ou dentro de lojas. Shopping ou centro comercial possui muita gente, sendo assim, não é comum cruzar com a mesma pessoa mais de uma vez. Ela pode estar te observando;
- Se notar algo estranho procure entrar em uma loja pouco comum (homens em lojas de lingerie e mulher em lojas de artigos de pesca, por exemplo) se a pessoa entrar ou ficar do lado de fora observando é muito provável que você esteja no processo de seleção de vítimas;
- Se isso acontecer procure um segurança do shopping e explique a situação. Na hora de ir embora, peça que algum segurança te acompanhe até o carro;
- Não leve muitos cartões de crédito, cartões de banco, muito dinheiro ou talões de cheque. Programe sua compra, escolha como irá pagar e saia de casa somente com o necessário;
- Não abra a carteira na frente da atendente de caixa deixando que ela veja seus cartões ou quanto dinheiro você tem. A atendente identifica as melhores vítimas e sinaliza para outras pessoas próximas, que abordam a vítima no estacionamento ou do lado de fora do shopping;
- Nunca mostre dinheiro em público, principalmente em bares, restaurantes, lojas, cinemas, carrinhos de pipoca, etc.;
- Não deixe a bolsa, carteira ou objetos comprados em locais que possam ser roubados. É muito comum vermos pessoas no interior de lojas que deixam bolsas e sacolas no balcão e, distraídas, ficam a escolher outras mercadorias;
- Evite lojas muito cheias. Normalmente, em períodos festivos, o fluxo de pessoas em certas lojas é enorme. Procure fazer suas compras em horários de menor movimento;
- Bolsas, carteiras ou sacolas de compras devem ser transportadas junto ao corpo e do lado de dentro da calçada;
- Evite carregar muitos pacotes ou sacolas, para não ter as duas mãos ocupadas. Recomenda-se especial cuidado nos estacionamentos, após as compras. Tenha a chave em mãos antes de chegar ao carro, evitando ter que procurá-la para abri-lo;
- Shoppings são locais ideais para bandidos selecionarem vítimas: observa durante as compras, segue até o estacionamento, identifica o carro e aguarda a melhor oportunidade para fazer a abordagem.
VIA WEB
1. Fuja da mentira
Se você não conhecer a empresa que oferece o produto desejado, verifique sua legitimidade. Pesquise na internet e, se não encontrar nada a respeito da companhia, existe chance de haver um problema, pois é difícil que alguém não tenha divulgado sua experiência com a loja virtual.
2. Cuidado com as promoções
Há algum tempo, um dos critérios para identificar um e-mail fraudulento era a existência de erros de português. Hoje, quem é mal intencionado está aprendendo a escrever, além de tornar mais atraente a suposta promoção. Um pequeno truque pode ajudar: passe o mouse em cima do link para ver se o endereço para o qual é direcionado é de um domínio legítimo. Atenção para as URLs (endereçamento do link) curtas, dificilmente utilizadas em newsletters.
3. Duvide do Twitter
Quem usa o serviço já pode imaginar que as empresas adeptas às mídias sociais utilizarão o microblog para divulgar promoções. Por isso, tome cuidado com os links de empresas supostamente confiáveis. Isso quer dizer que, antes de sair clicando nos links de uma promoção, verifique a autenticidade do perfil.
4. Evite o PC alheio
Se nenhum de nós confia na higiene de banheiros públicos, por que usar o computador alheio para transações delicadas? Além de máquinas públicas, como as de lan house, o ideal é evitar pagamentos e compras online até no PC de amigos. Quando muitas pessoas usam uma máquina, ela é mais vulnerável. Quanto ao seu computador, mantenha-o atualizado (do aplicativo ao antivírus), pois esse ainda é o melhor recurso preventivo.
5. A loja é segura?
É tradição dos paranóicos checarem duas coisas ao fazerem uma compra virtual. A primeira é o endereço, que deve iniciar em https:// quando o internauta tiver que digitar seus dados pessoais, o “s” sinaliza uma conexão segura que serão criptografados. A segunda é o cadeado que, neste momento, surge no pé direito do navegador, clique duas vezes no cadeado para ver se ele é válido.
6. Acompanhe seu pedido
Se a empresa oferecer o serviço, é válido guardar o número de sua compra para saber se a sua encomenda foi entregue à transportadora e se está a caminho de sua casa. Com o aumento de consumo em datas festivas, é melhor rastrear seu produto se puder.
7. Informe-se para poder reclamar
Imprima os dados do seu pedido para que, se for necessário, você reivindique seu direito, no caso de atraso na entrega ou pacote perdido. Saiba também quais são as políticas de troca e devolução da loja virtual para não esquentar a cabeça depois.
Contribuições: “Coleção Cartilhas de Segurança” – José Tarcísio C. Neves e Hércules Atanes, IDG Now! e Equipe Núcleo.