Segurança da Informação no Teletrabalho

Trabalhar em casa antes era um luxo para poucos, agora, tornou-se uma realidade comum devido ao isolamento social e em alguns casos permanente, já que algumas empresas decidiram entregar seus escritórios e colocar parte dos funcionários trabalhando definitivamente de casa após o fim da pandemia.

São várias medidas de cibersegurança associadas ao trabalho remoto que podem ser implementadas na sua empresa para garantir uma proteção eficiente, mas vamos destacar as mais fundamentais para manter os seus dados seguros.

Invista em um software antivírus abrangente.
O conselho mais simples, mas ainda assim um dos mais eficazes, é investir em um pacote de antivírus abrangente para você e seus funcionários. De acordo com estudos, o dano global estimado para as empresas vítimas de cibercrime é de 1,5 bilhão de dólares por ano. Há uma grande chance deste número aumentar, já que os hackers procuram explorar as redes de Internet domésticas e VPNs empresariais para obter acesso a arquivos confidenciais.

Certifique-se de que a VPN da sua empresa seja a mais forte possível.
Use o método de autenticação mais forte possível, muitas VPNs simplesmente usam um nome de usuário e uma senha, mas convém considerar a possibilidade de atualizar para o uso de dupla autenticação ou cartões inteligentes.

Verifique se suas senhas são fortes e segura.
Uma das maneiras mais simples, mas muitas vezes esquecidas, é usar senhas seguras, ou seja, difíceis de adivinhar. As senhas devem conter letras, números e símbolos de forma aleatória, e serem trocadas periodicamente.

Backups e servidores externos.
Apesar dos backups não estarem diretamente relacionados com a segurança de dados, são fundamentais para manter atualizadas as informações da sua empresa e por isso devem ser realizados com frequência. Outro item importante, é armazenar todos os arquivos num servidor externo ou em nuvem, com um bom sistema de segurança.

Atente para a segurança do e-mail.
Os e-mails também são um dos meios de comunicação mais fáceis de explorar e comprometer. Certifique-se de que os e-mails só possam ser acessados com segurança por meio da VPN corporativa, o que cria uma conexão de rede criptografada que autentica o usuário e/ou dispositivo e criptografa os dados em trânsito entre o usuário e seus serviços.

Gestão da Segurança da Informação.
A informação da sua empresa é vital, mas o trabalho remoto pode ameaçá-la de várias formas. Se ainda não fez, defina e implemente com brevidade uma política de teletrabalho com regras bem definidas, que ajuda a proteger a confidencialidade, integridade e disponibilidade de dados na sua empresa e ajuda também a fazer uma gestão mais eficaz do sistema de proteção da informação.

Elabore Regulamento de Segurança para o Teletrabalho.
Para a implementação de controles é necessário a existência de regulamentos aprovados pela Direção. Defina e implante uma Norma de Segurança para o Teletrabalho e todos os controles obrigatórios que os colaboradores devem seguir.

Contribuições: Equipe Núcleo.