A atriz Glória Pires foi vítima de estelionato pela Internet. Um criminoso se passou por um amigo da atriz, enviou um e-mail aparecendo o endereço verdadeiro do amigo, informando que estava em uma situação de dificuldades econômicas, estava fora do Brasil e precisava retornar ao nosso país. Informou uma conta. Glória Pires sensibilizada fez o depósito e depois de algum tempo identificou que tinha caído em um golpe criminoso.
Não teve “click aqui”, não teve falso sequestro. Teve apenas emoção, sentimento que nos faz ficar frágeis perante criminosos que não se apresentam como criminosos. Nestes casos o criminoso além de mexer com a emoção do destinatário, como sempre, utilizou o fator surpresa. Tem outra questão um pouco mais técnica: não é fácil para um leigo identificar rapidamente que um e-mail vindo com um determinado nome, não é daquela pessoa.
Evidentemente falar de fora do problema é fácil. Li muitas críticas de pessoas, até menosprezando por que a atriz caiu neste tipo de golpe. Atire a primeira pedra quem nunca caiu em um golpe criminoso ou em uma brincadeira (?) de um colega da escola? Pergunte a você mesmo e a seus amigos. Garanto que 70% dirão que já foram vítimas de golpes-brincadeiras e… 30% mentirão.
Para evitar estas situações somente um treinamento em segurança da informação. Sim, treinamento. Com aulinha e tudo. Não conscientização. Entendo que as pessoas estão conscientes. Mas, não estão treinadas e somos pegos de surpresa.
Algumas recomendações:
1. Não acredite em tudo o que está escrito na tela do seu computador proveniente do mundo virtual: e-mails, Facebook e similares. Provavelmente a maioria das informações são verdadeiras, mas um bom percentual pode ser falso.
2. Para situações mais delicadas, como pedido de dinheiro, aviso de morte, aviso de sequestro, contato com familiares distantes que faz muitos anos que não se falam, procure validar por outra fonte: telefone ou outro amigo.
3. Autenticidade é a característica que garante que a pessoa é realmente a pessoa que se diz ser. Lembre-se que no mundo virtual qualquer pessoa pode se passar por outra pessoa. Pode até colocar uma foto verdadeira no Facebook.
4. Seja rigoroso também com as notícias. Procure sites de organizações de tradição jornalística. Mas, mesmo assim, esteja atento. Grandes jornais e emissoras de TV já deram (por erro) notícias não totalmente verdadeiras.
5. Pensamos muito no mundo virtual pelo computador, mas o telefone é um meio de comunicação muito utilizado para golpes. Recebeu aquela oferta sensacional? Peça para você ligar para a Loja e antes de ligar confira o telefone no site da loja. Com certeza o atendente vai dizer que a oferta acabará em minutos… paciência… pode até ser verdade, mas o risco é muito grande. Não aceite. Não entregue seus dados pessoais para uma pessoa que está no outro lado da linha e que você não tem como garantir que ela é ela.
Não é preciso ficar neurótico. Mas, não pode ser descuidado e negligente.
No caso da atriz Gloria Pires, registro para ela um aplauso: a coragem de denunciar. Conheço casos de pessoas de excelente padrão financeiro, que caíram em golpe e se negam a denunciar com vergonha. Principalmente se for famoso. Obrigado Gloria Pires por podermos nos lembrar que criminosos existem e estão a nossa espreita, principalmente quando se trata de emoção junto com o fator surpresa.