O Facebook perdeu mais de três milhões de usuários adolescentes, entre 13 e 17 anos no período de 2011 e 2013. Foi o que revelou uma pesquisa divulgada na última semana por uma empresa de consultoria em estratégia de tecnologia nos Estados Unidos, conforme notícia do Jornal O Estado de São Paulo de 19 janeiro 2014.
No final de 2013 outro estudo, realizado pela University College of London (UCL) e divulgado pelo jornal inglês The Guardian, informou que na Europa os jovens de 16 a 18 anos estavam migrando para outros aplicativos de troca de mensagens instantâneas, tipo Whatsapp, pois se sentiam mais expostos, sem privacidade, em relação à sua família (Papai, Mamãe, Tios, Avós, etc.), como acontece no Facebook.
Evidentemente o Facebook está preocupado, porque três milhões de usuários é um número significativo, principalmente porque este é um valor que está em ascensão. Mas, o melhor é que os jovens estão descobrindo a falta de privacidade destas plataformas. Para os jovens, a invasão da privacidade pela família é o elemento mais visível, mas, se eles ficarem atentos, verificarão que esta invasão de privacidade está acontecendo (na grande maioria das vezes) por muito mais pessoas que eles nem conhecem e ficam sabendo dos seus comentários no Facebook.
Por pressão dos governos, ferramentas como o Facebook permitem que o usuário parametrize uma proteção de segurança. Mas, você já tentou parametrizar a sua segurança nestas ferramentas? Não é uma tarefa fácil. Digo até: é uma tarefa difícil. Para um usuário leigo, dificílimo.
As vantagens de ferramentas tipo Facebook são inúmeras e sua facilidade de uso é muito grande. Aula prática de interação homem x máquina: Facebook é exemplar. O que todos os usuários deste tipo de ferramenta precisam estar atentos é às suas características. Tirar proveito das vantagens e ser cuidadoso com a sua parametrização para uma privacidade adequada.
Tenho certeza que com esta saída de usuários, tendo como um dos motivos à falta de privacidade, o Facebook vai dar uma abordagem melhor para a segurança de cada usuário. Negócio como é, entendo que vão fazer deste limão uma limonada.