Um dos maiores temores dos turistas, independente do destino escolhido, é a perda ou roubo de documentos. Conheça algumas dicas que podem ajudar a superar contratempos quando se está longe de casa.
- Antes de viajar, faça cópias autenticadas dos seus documentos, como RG, título de eleitor, certificado de alistamento militar, certidão de nascimento ou casamento. Se precisar tirar um novo passaporte no exterior, eles serão necessários.
- Deixe as cópias dos documentos com um parente ou alguém de sua confiança. Em caso de perda ou furto, a pessoa poderá lhe enviar os papéis por fax ou escaneados por mensagem eletrônica.
- Faça também uma cópia do visto e do passaporte, das páginas 1 a 3 (onde constam seus dados, sua foto e o número do passaporte).
- Durante a viagem, procure não andar com todos os seus documentos na bolsa. Use cópias autenticadas.
- Não ande com grandes quantias em dinheiro. Guarde todos os objetos de valor e as passagens de volta no cofre do hotel.
- Não se esqueça de anotar e levar com você os endereços e telefones das Embaixadas e Consulados brasileiros no seu país de destino, eles serão úteis em caso de emergência.
- É importante anotar os telefones de emergência, do exterior, de seu banco e da operadora de seu cartão de crédito, além dos números do cartão. Vale esclarecer que os telefones de contato no Brasil não são os mesmos do exterior.
- Sempre leve com você o nome e o endereço do local em que estiver hospedado, para o caso de se perder na cidade.
Contribuições: Viajando Direito e Equipe Núcleo.