Muitas propagandas de produtos ou serviços de segurança usam como apelo o medo, situações de crise, sinistros e outras tantas coisas ruins que, por muitas vezes, são as consequências da falta de prevenção. Particularmente, sou da linha que gosta de usar como atrativo para o público as causas de uma boa proteção.
Em geral, associa-se a ideia de um sistema de segurança a imagem de um ladrão dentro de um círculo vermelho com um traçado no meio. Isso é muito antigo e não mais representa a realidade do nosso tempo presente. As empresas que atuam no mercado de segurança estão tomando como foco o bem-estar, conceito que é bem mais amplo de que a segurança apenas.
A busca das pessoas agora se concentra em sistemas que permitam muito mais do que simplesmente fazer a segurança da casa ou do seu local de trabalho. Elas buscam facilidades que gerem conforto e capacidade de controle à distância, além de poderem contar com os dados e informações gerados pelos equipamentos para que possam fazer uma efetiva gestão da sua casa ou negócio.
Além do tradicional sistema de alarme e de câmeras que utilizamos em nossas residências, tem crescido a passos largos os sistemas de automação, facilmente controlados por qualquer sistema de smartphone. Eles são capazes de controlar sua casa inteira, como luzes, cortinas, sprinklers de jardim, ar condicionado, porta de entrada, portão da garagem, além de outros tantos que medem o consumo de energia, de água, detectam vazamento, etc.
Cabe lembrar que não existe alarme falso. Existe o alarme mal planejado, mal instalado e mal operado. Por isso, ao decidir por instalar esses equipamentos as dicas são: fazer um bom planejamento de como vai utilizar no dia a dia, certificar-se que o seu fornecedor tem capacidade técnica suficiente para lhe atender e testar periodicamente os sistemas.
Matéria publicada em minha coluna no jornal Gazeta Brazilian News: http://gazetanews.com/author/igor-pipolo/.