telefonia

No âmbito empresarial, os cuidados com as comunicações devem ser cada vez mais criteriosos. Assim, medidas de contrainteligência visando proteção das informações faladas e escritas devem ser objeto de atenção por parte da alta direção. Esse serviço permite:

I. ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCO

  • Análise de risco pormenorizada, voltada para a identificação das principais vulnerabilidades das instalações;
  • Checagem das ferramentas e dos procedimentos internos de contrainteligência utilizados (implantados ou propostos);
  • Desenho de estratégias personalizadas para a condução da política de contrainteligência:
  • Segurança de pessoal: processo seletivo, níveis de acesso, desligamento;
  • Segurança da documentação e do material: classificação, manuseio, arquivo e destruição de documentos sensíveis, controle de agenda;
  • Segurança das comunicações: segurança da transmissão (equipamentos de proteção, plano de varredura telefônica) e do conteúdo (criptografia), procedimentos ao telefone;
  • Segurança da informática: segurança física, de software e de hardware, criptografia;
  • Segurança das áreas e das instalações: demarcação, controle de acesso e monitoramento de áreas sensíveis (salas de reunião, arquivo, etc.), plano de varredura ambiental;
  • Avaliação das ferramentas de contrainteligência disponíveis no mercado, aplicáveis às soluções desenhadas, de acordo com critérios de confiabilidade, funcionalidade, qualidade e custos;
  • Elaboração da política de contrainteligência;
  • Implantação do projeto em sua integridade.

 II. VARREDURA AMBIENTAL

Ações com a finalidade de detectar equipamentos clandestinos utilizados no monitoramento de ambientes:

  • Inspeção física e visual de salas;
  • Análise do espectro de radiofrequência até 21GHz;
  • Análise de portadoras na rede elétrica;
  • Análise de emissões em infravermelho;
  • Análise de cabeamento, eletrodutos, quadros e objetos suspeitos;
  • Confirmação da detecção através de sinal audível;
  • Desmontagem técnica de tomadas de força (rede elétrica) e telefônica, interruptores, forros de teto, luminárias e caixas de distribuição para melhor análise e avaliação de sinais suspeitos;
  • Inspeção física de equipamentos de informática utilizados no ambiente;
  • Emissão de laudo técnico a partir das informações coletadas.

III. VARREDURA TELEFÔNICA

Ações com a finalidade de detectar equipamentos clandestinos utilizados no monitoramento de conversas telefônicas:

  • Inspeção de quadros internos de telefonia, sala do PABX, distribuidor geral, tomadas, cabos e equipamentos fixos e móveis de telefonia;
  • Medições elétricas dos ramais e análise comparativa;
  • Análise de fiações suspeitas;
  • Estudo das facilidades do sistema PABX relacionados à segurança;
  • Análise do espectro de radiofrequência junto aos ramais telefônicos a serem inspecionados;
  • Emissão de laudo técnico a partir das informações coletadas.

 IV. ASSESSORIA PERMANENTE EM CONTRAINTELIGÊNCIA

  • Manutenção do projeto em sua integridade, através da fiscalização do cumprimento das normas de contrainteligência definidas durante a análise preliminar de risco;
  • Monitoramento contínuo da segurança lógica dos equipamentos de informática utilizados pela organização;
  • Testes de intrusão, com a finalidade de detectar falhas no sistema e orientar o pessoal interno de tecnologia da informação;
  • Aprimoramento do plano de contrainteligência, em face de novas ameaças e vulnerabilidades identificadas.