telefonia

Em qualquer ambiente, seja privado ou público, doméstico, social ou no âmbito empresarial, móvel ou imóvel, os cuidados com as comunicações devem ser cada vez mais criteriosos. Assim, medidas de contrainteligência visando proteção das informações faladas e escritas devem ser objeto de atenção por parte da alta direção. Esse serviço permite:

1. ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCO

  • Análise de risco pormenorizada, voltada para a identificação das principais vulnerabilidades das instalações;
  • Checagem das ferramentas e dos procedimentos internos de contrainteligência utilizados (implantados ou propostos);
  • Desenho de estratégias personalizadas para a condução da política de contrainteligência:
  • Segurança de pessoal: processo seletivo, níveis de acesso, desligamento;
  • Segurança da documentação e do material: classificação, manuseio, arquivo e destruição de documentos sensíveis, controle de agenda;
  • Segurança das comunicações: segurança da transmissão (equipamentos de proteção, plano de varredura telefônica) e do conteúdo (criptografia), procedimentos ao telefone;
  • Segurança da informática: segurança física, de software e de hardware, criptografia;
  • Segurança das áreas e das instalações: demarcação, controle de acesso e monitoramento de áreas sensíveis (salas de reunião, arquivos, etc.), plano de varredura ambiental;
  • Avaliação das ferramentas de contrainteligência disponíveis no mercado, aplicáveis às soluções desenhadas, de acordo com critérios de confiabilidade, funcionalidade, qualidade e custos;
  • Elaboração da política de contrainteligência;
  • Implantação do projeto em sua integridade.

 2. VARREDURA AMBIENTAL

Ações com a finalidade de detectar equipamentos clandestinos utilizados no monitoramento de ambientes em geral – domésticos, institucionais, organizacionais, veículos, aeronaves e embarcações:

  • Inspeção física e visual dos ambientes, suas estruturas e infraestruturas;
  • Análise do espectro de radiofrequência até 21GHz;
  • Análise de portadoras na rede elétrica;
  • Análise de emissões em infravermelho;
  • Análise de cabeamento, eletrodutos, quadros e objetos suspeitos;
  • Confirmação da detecção através de sinal audível;
  • Desmontagem técnica de tomadas de força (rede elétrica) e telefônica, interruptores, forros de teto, luminárias e caixas de distribuição, mobiliário e acessórios, para melhor análise e avaliação de sinais suspeitos;
  • Inspeção física de equipamentos de informática e comunicação no ambiente;
  • Emissão de laudo técnico a partir das informações coletadas.

3. VARREDURA TELEFÔNICA

Ações com a finalidade de detectar equipamentos clandestinos utilizados no monitoramento de conversas telefônicas:

  • Inspeção de quadros internos de telefonia, sala do PABX, distribuidor geral, tomadas, cabos e equipamentos fixos e móveis de telefonia;
  • Medições elétricas dos ramais e análise comparativa;
  • Análise de fiações suspeitas;
  • Estudo das facilidades do sistema PABX relacionados à segurança;
  • Análise do espectro de radiofrequência junto aos ramais telefônicos a serem inspecionados;
  • Emissão de laudo técnico a partir das informações coletadas.

4. ASSESSORIA PERMANENTE EM CONTRAINTELIGÊNCIA

  • Manutenção do projeto em sua integridade, através da fiscalização do cumprimento das normas de contrainteligência definidas durante a análise preliminar de risco;
  • Monitoramento contínuo da segurança lógica dos equipamentos de informática e de comunicação, utilizados pela organização;
  • Testes de intrusão, com a finalidade de detectar falhas no sistema e orientar o pessoal interno de tecnologia da informação;
  • Aprimoramento do plano de contrainteligência, em face de novas ameaças e vulnerabilidades identificadas.