Acidentes: Cuidados que se deve ter em Casa

Mais de 18 mil pessoas morrem nos Estados Unidos anualmente por causa de acidentes domésticos. Isso torna nossa própria casa o segundo local mais comum para fatalidades. A maioria das pessoas não sabe que elas são capazes de evitar tais acidentes. De pequenas queimaduras a envenenamento, choques elétricos a asfixias.

Lesões não intencionais de qualquer magnitude resulta em uma média de 21 milhões de consultas médicas por ano e representa bilhões de dólares em custos médicos!

Os problemas mais comuns em casa que causam lesões são:

– Quedas (tapetes, banheiros, locais escorregadios);
– Envenenamentos (produtos químicos);
– Asfixia (embalagens plásticas);
– Afogamento;
– Grades inadequadas e corrimões;
– Armazenamento inseguro de medicamentos;
– Aquecedores de água com temperatura muito alta;
– Armas de fogo armazenada de forma inapropriada.

As quedas são a principal causa de mortes por lesões em casa, com cerca de seis mil vidas ceifadas por ano. As quedas são uma ameaça comum para os idosos. A segunda principal causa de morte por lesão em casa é o envenenamento, com quase 5 mil mortes a cada ano. Acidentes envolvendo incêndios e queimaduras são a terceira principal causa, tirando mais de três mil vidas por ano. O quarto maior risco de segurança em casa é a obstrução das vias respiratórias (asfixia, sufocação e estrangulamento), com cerca de mil vidas ano. Afogamento são responsáveis por 800 mortes por ano nos Estados Unidos.

Mais de 3,4 milhões de crianças com idade entre zero e 14 anos sofrem uma lesão não intencional das famílias a cada ano. As principais causas de acidentes na infância em casa são: asfixia, sufocamento, afogamentos, queda, incêndio e queimadura, arma de fogo e envenenamento. O afogamento é a principal causa de morte em crianças com idades entre um e quatro anos. A água representa uma grande ameaça para crianças, pois elas podem se afogar em menos de 5cm de água.

Embora as estatísticas sobre ferimentos e fatalidades em casa sejam alarmantes, podemos reduzir de forma significativa e fácil os riscos. A atenção permanente com os pequenos e idosos é a base de tudo, seguida por uma inspeção criteriosa a altura dos olhos e do tamanho de uma criança. Recomenda-se aos pais e responsáveis que se coloque na altura da criança e veja os riscos que estão ao alcance delas, essa é uma das formas mais eficazes de prevenir acidentes para crianças. Também é muito importante fazer um curso de primeiros socorros (First Aid, CPR and AED) para aprender importantes técnicas que podem efetivamente salvar vidas.

Matéria publicada em minha coluna no jornal Gazeta Brazilian News: http://gazetanews.com/author/igor-pipolo/.