Dicas para se proteger de roubos e furtos de bicicletas

A prática do ciclismo aumentou em todo o país durante a pandemia, a venda de bicicletas no Brasil cresceu surpreendentemente, mas infelizmente a criminalidade expandiu na mesma velocidade.

Os roubos e furtos de bicicletas creceram 21% entre 2021 e 2022 na capital paulista. Mesmo no cenário de insegurança pública que todos os ciclistas vivem, é possível tomar algumas medidas para ter mais tranquilidade. Veja abaixo algumas dicas de segurança!

1) Evitar pedalar em locais escuros
Uma maneira de se proteger contra os roubos é evitar pedalar em locais isolados e com pouca iluminação. Ruas desertas, principalmente no período da noite, são uma oportunidade para que os ladrões entrem em ação. Por isso, é essencial evitar esse tipo de local, ainda mais quando você estiver sozinho.

A ação dos ladrões é semelhante aos casos de roubo de carro, ou seja, eles esperam a melhor oportunidade para agir. Por isso, procure sempre andar por lugares movimentados, como grandes ruas e avenidas, de preferência com ciclovias. Andar em grupo também é uma forma de se proteger contra os roubos, pois a quantidade de pessoas pode afastar o interessado no crime. Lembre-se sempre de não reagir, mesmo que esteja em maior número.

2) Planejar o trajeto
Uma das maneiras de evitar surpresas durante sua pedalada é saber a segurança do trajeto que vai fazer, pois isso dá a possibilidade de evitar locais que sejam potencialmente mais perigosos.

Portanto, antes de sair para o seu passeio, é interessante planejar o caminho que será percorrido. Uma dica bem importante é pesquisar em grupos de redes sociais e pela web, quais são os locais mais seguros para se pedalar em São Paulo.

3) Ter o número de série da bicicleta
Muitas pessoas não sabem, mas toda bicicleta tem um número de série que a identifica. É preciso solicitar ao vendedor que esse dado seja informado na nota fiscal. Inclusive, mesmo que a nota já tenha sido emitida, você pode pedir a segunda via.

Essa informação é fundamental para recuperar sua bicicleta, caso ela seja roubada no futuro. Com esse tipo de serviço, quando há a tentativa de repassar uma bike roubada, basta consultar a procedência para verificar se ela não é proveniente de roubo ou furto, diminuindo a facilidade da venda desses veículos pelos ladrões.

4) Usar cadeados apropriados
Os cadeados ainda são uma das formas mais eficientes de se proteger contra furtos de bike. Quem está na rua para furtar bicicletas está muito bem preparado para arrombar a maioria dos cadeados comuns.

Uma boa solução, então, é utilizar dois tipos de cadeados. Sempre escolha modelos diferentes para dificultar o trabalho dos ladrões. Além dos cadeados, as travas de ferro maciço, também são excelentes para prender a roda traseira e dificultar a ação do ladrão.

5) Guarde a bicicleta em locais pouco aparentes
Deixar a bike em casa é ótimo, mas só se ela estiver bem guardada, procure por locais em que ela fique mais escondida. Colocar a bicicleta em uma garagem ou área externa só vai facilitar o furto dela.

6) Deixe a bike no bicicletário do prédio ou em seu apartamento
Se você mora em prédio procure usar sempre o mesmo espaço e coloque a bike na mesma posição. Esses são modos de saber se alguém andou tentando retirar a bike do lugar.

Trave a bicicleta com cadeados também. Há muitos casos de furtos de bicicleta, mesmo em bicicletários de condomínios. E se você não confia no espaço, guarde sua bike dentro do seu apartamento mesmo. Você vai ficar seguro e o ambiente bem decorado.

7) Se quiser, disfarce sua bicicleta
Em último caso, e o mais evitado por causa da descaracterização da bike, está o disfarce da bicicleta. Alguns ciclistas optam por colocar fita adesiva na bike, de forma que a marca e outras partes com cores e indicações de modelo, fiquem escondidas. Isso faz com que sua bike fique mais neutra no meio de outras, e passe despercebida.

8) Estar sempre atento
Pedalar pode ser uma atividade bastante prazerosa, mas é importante estar alerta durante os passeios. Muitas vezes, os ladrões estão à espera de um ciclista que esteja descuidado, distraído e sozinho, tornando o possível assalto mais fácil.

O estado de atenção permite que você veja alguma movimentação estranha e tenha tempo de buscar um local com mais pessoas e movimentação, diminuindo a probabilidade de que o roubo aconteça.