Planejamento Estratégico da Segurança da Informação

O planejamento estratégico da segurança da informação é fator crítico de sucesso para uma proteção efetiva da informação. Pode-se proteger a informação sem um planejamento estratégico? Sim, é possível. Porém, esta proteção será momentânea e não haverá uma garantia de que ao longo do tempo esta proteção continue.

Muitas organizações fazem segurança da informação por espasmo, em resposta a uma situação específica ou “vai tocando para ver no que vai dar”. Cada organização precisa saber o que vai fazer em segurança da informação nos próximos 3 anos. Qual é a prioridade da implantação dos controles. Todas as organizações têm muitas vulnerabilidades e se somarmos o tempo para resolução de cada uma delas, chegaremos na eternidade. Só resta uma solução: priorizar as ações. Para priorizar as ações precisamos planejar e definir o que será feito e qual a prioridade. Evidentemente tudo isto alinhado com os objetivos da organização. Por não conhecimento ou má fé, muitas organizações começam suas ações fazendo teste de invasão, que aparece bem para a direção, mas não possuem nem um conjunto de políticas e demais regulamentos. Estão brincando de proteger a informação.

Outra questão fundamental é que estamos tratando da segurança da informação da organização. Não se trata da segurança da informação da Área de Tecnologia da Informação. Evidentemente o ambiente computacional é muito importante, porém ele é um dos ambientes onde a informação é utilizada.

Esta abordagem da segurança da informação da organização somente acontece de verdade, se a Área de Segurança da Informação possuir a independência adequada. Se estamos tratando de segurança da informação da organização, esta área tem que estar subordinada a uma estrutura que defenda os objetivos de negócio, independentemente onde a informação esteja: no ambiente físico (convencional), no ambiente digital (computadores) ou no ambiente humano (mente).

Para elaborar o planejamento estratégico da segurança da informação, a organização precisa conhecer como está a sua maturidade em relação a cada uma das Dimensões de Segurança, baseadas nas Normas da Família 27000.

Sua organização sabe como está a gestão de cada Dimensão da Segurança? Sua organização sabe o que vai desenvolver, implantar e manter nos próximos três anos os controles de segurança da informação?