Plano de Continuidade de Negócios, você precisa de um!

Um bom Plano de Continuidade de Negócios vai manter a sua empresa em funcionamento através de interrupções de qualquer espécie: falhas de energia, falhas no sistema de TI, desastres naturais, problemas na cadeia de suprimentos, pandemias, fraudes, incêndio, entre outros.

Contudo, para que o plano seja eficiente, é necessário evitar alguns erros comuns. Confira abaixo quais são:

  • Não considerar incidentes de grandes proporções: ninguém gosta de pensar na possibilidade de algo realmente desastroso, mas é necessário incluir no seu plano para que a sua gestão de continuidade de negócios esteja preparada caso ocorra. Já diz o ditado: “antes prevenir, do que remediar”.
  • Não estabelecer um ambiente de trabalho alternativo: um local para o qual a empresa possa se realocar após um desastre (como por exemplo um incêndio) ou qualquer tipo de evento que impeça o acesso ao ambiente de trabalho oficial. Vale ressaltar que esse local precisa ter uma distância considerável da área do incidente, para que os colaboradores estejam devidamente protegidos e consigam acessar facilmente as dependências.
  • Não realizar ou verificar os backups com frequência: os backups de recuperação devem ser verificados com frequência, pois se houver qualquer problema ou inconveniente, as informações da empresa e os processos se mantêm atualizados e resguardados pelo backup.
  • Não realizar testes do plano de continuidade: para que seu plano seja efetivo é fundamental realizar testes, assim os gestores e colaboradores terão uma ideia de como se comportar, caso os incidentes aconteçam.
  • Não preparar os colaboradores: preparar os colaboradores é outro passo essencial para a eficiência do seu plano. Assim como a realização de testes, a preparação prévia dos funcionários ajuda a orientar certos comportamentos e iniciativas, além de ser uma forma de antecipar possíveis dúvidas.

Com um planejamento sólido e assertivo, a gestão de continuidade de negócios será capaz de prever situações inesperadas e, assim, indicar ações que assegurem a proteção da sua empresa, mesmo em cenários de crises.