Prevenção digital: dicas para se proteger na internet

A internet tem sido palco de inúmeros casos de fraude ou, no mínimo, de invasões de privacidade, muitas vezes por mero descuido do usuário. A tecnologia avança no sentido de facilitar a vida das pessoas e das empresas, mas na mesma proporção em que se desenvolvem os criminosos ávidos por internautas desatentos.

Para estar protegido é preciso muito mais do que um simples programa antivírus, é preciso um conjunto de ações que, na maior parte, dependem de quem usa a tecnologia.

Separei algumas dicas práticas para contribuir com o aumento da sua segurança.

Antivírus
O antivírus não é o único responsável pela segurança do computador, mas é um primeiro passo importante na proteção. Os bons softwares de proteção geralmente são pagos.

Firewall
O firewall é o responsável por expulsar programas de caráter duvidoso antes que eles entrem na máquina. Quando o firewall falha, o antivírus é que terá o trabalho para eliminá-lo.

Atualização do Sistema Operacional
Mantenha-o sempre atualizado. Versões antigas podem deixar os computadores vulneráveis em relação a técnicas de ataque e instalação de vírus mais modernas. O sistema operacional e navegadores devem ter maior atenção. Instale sempre as atualizações do seu sistema operacional e a última versão dos browsers utilizados.

Antispyware
Os antispywares são responsáveis em executar varreduras no computador com o objetivo de tentar eliminar do sistema spywares – programas deixados pelos hackers em seu computador com o intuito de capturar informações pessoais.

Dados pessoais por e-mail
Um hacker pode, com certa facilidade, capturar seus emails e se houver, informações pessoais. Dados bancários, senhas, etc., será um prato cheio para ele realizar uma fraude.

Rigor na definição de senhas
A utilização de senhas fracas é outro fator que contribui muito para falhas de segurança. Tenha como regras a definição de senhas longas, que combinem caracteres alfanuméricas, letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos. Não armazene as senhas em locais que qualquer pessoa tenha acesso. Utilize senhas específicas em sites, diferentes das que você utiliza normalmente em sua conta de e-mail, banco e outros lugares que requerem maior atenção. A ideia é evitar que, mesmo que uma pessoa descubra sua senha e login de um determinado site, ela não conseguirá acessar os outros.

Cuidado com os downloads
Downloads são considerados um dos grandes vetores de vírus nas máquinas. Desconfie quando um site indicar que o download será feito por um link de uma outra página, há grande probabilidade de levá-lo a um vírus. Preste atenção a todos os softwares adicionais que o programa indica durante a instalação. Evite aceitar tudo durante o processo.

Proteção da sua rede Wi-Fi
Proteja o acesso de estranhos e intrusos utilizando uma senha forte, conexão com encriptação dos dados e também altere as configurações padrão do roteador utilizado, mudando a senha de acesso ao painel de configurações do roteador. Uma configuração adicional de segurança é ativar os filtros por endereço MAC (Media Access Control), informando uma lista dos endereços dos dispositivos que estão autorizados a se conectarem em sua rede, dessa forma é possível restringir o acesso de outros equipamentos que não estejam nessa lista.

Faça backup de todos os dados relevantes
Defina uma rotina de cópia de todos os dados importantes. Para informações mais relevantes é recomendado uma backup diário executado de forma automática, além disso, mantenha as cópias seguras e armazenadas em locais diferentes. Geralmente, uma cópia semanal devidamente armazenada garante a recuperação desses dados no caso de perdas. Uma boa alternativa é a utilização de serviços em nuvem para armazenamento de arquivos. Esses serviços possuem backup automático, além de oferecer acesso aos arquivos de forma ampliada, de qualquer local ou dispositivo via internet.

Matéria publicada em minha coluna no jornal Gazeta Brazilian News: http://gazetanews.com/author/igor-pipolo/.