Segurança Escolar

Estamos vivendo o período de férias escolares nos EUA e, logo mais, no Brasil também. Muitos pais aproveitam para acompanhar seus filhos mais de perto – curti-los, realizar uma viagem ou, simplesmente, fazer alguns programas juntos.

Algumas escolas usam esse período para fazer reparos em suas instalações, outras promovem atividades para recreação (Summer Camp), muitas fazem seminários internos voltados para parte pedagógica, entre outras atividades. Mas, como anda a seguranças das escolas?

A grande parte das escolas são alvos fáceis para vários tipos de crimes, pois além de não serem preparadas para o enfrentamento de muitos riscos, estão ultrapassadas nos procedimentos e nas ferramentas de proteção. Algumas escolas até possuem sistemas de câmeras, mas não gravam as imagens.

O alerta vai para o controle de acesso, considerado o ponto mais vulnerável de uma escola. Precisa receber total atenção e investimentos.

Quando oportuno, gostaria sugerir que os pais visitassem as escolas com seus filhos e questionasse de forma natural sobre as rotinas nos ambientes do estabelecimento. Essa prática revela-se uma forma preventiva de segurança de grande valor, pois será o momento de valorizar aspectos de segurança que, geralmente, são desconhecidos pelas crianças, tais como: Onde eles ficam na hora do intervalo das aulas? Que tipo de atividade eles fazem nos intervalos? Quem faz o monitoramento das crianças? Que tipo de vendedores ambulantes ficam nas proximidades da escola? Existe posto de atendimento médico/enfermagem? Quem faz os primeiros socorros em caso de acidentes? Já foi feito algum treinamento de evacuação para o caso de incêndio? A escola tem algum sistema de captura de imagens (CFTV), e como funciona? Como é o acesso ao ponto de ônibus ou metrô, por onde passa? Verificar se seu telefone está atualizado no cadastro do seu filho junto a escola. Quem e como é feito o controle da saída dos alunos? Essas são apenas algumas das importantes questões que devem ser observadas pelos pais.

O transporte escolar merece um destaque, pois muitos que utilizam esse serviço para levar e trazer seus filhos com segurança precisam saber quem é o motorista, se o veículo está com a manutenção em dia, ter o telefone do motorista, saber a rota que ele faz, se ele é responsável ao volante e até se mantém a disciplina no interior do veículo. São cuidados preventivos, que não vale a pena esperar um sinistro para se dar conta!

Nessas férias, que tal aproveitar um dia e fazer um programa de segurança escolar com seus filhos? Conhecer e questionar a escola sobre o que ela oferece de proteção é um bom começo.

As orientações e cuidados que os pais podem passar a seus filhos de forma preventiva é uma grande prova de amor. Detalhe: nem toda responsabilidade pode ser transferida, nem retardada. As ações de prevenção que fizermos hoje serão a nossa tranquilidade amanhã.

Matéria publicada em minha coluna no jornal Gazeta Brazilian News: http://gazetanews.com/author/igor-pipolo/.