Temporada de Furacões – Não subestime esse risco

Estamos em plena temporada de furacões e de fortes tempestades nos Estados Unidos, na Flórida o estado de atenção durante esse período é levado muito a sério pelas autoridades e pela população.

Ano passado tivemos nossa primeira experiência ao vivenciar a passagem “suave” do Matthew aqui por Boca Raton, FL. O olho do furacão estava a aproximadamente 100 milhas (160km) da nossa casa, mas mesmo assim deu para sentir o poder dessa força destrutiva da natureza que naquela ocasião estava classificado como categoria 4.

A minha pouca experiência com o tema me deixou preocupado e curioso, pois a movimentação das pessoas comprando proteções para as portas e janelas era tão intensa quanto pela procura de combustível, botijão de gás, água mineral, baterias e outros itens recomendados para se estocar nestas ocasiões.

Não costumo contar com o fator sorte em meus planos, mas achava um certo exagero toda aquela corrida por produtos, comidas e equipamentos. Em muitos lugares faltou água e as proteções utilizadas nas portas e janelas uma semana antes da passagem prevista do Matthew.

Em resumo, deixei para as últimas 72 horas a decisão de reforçar a proteção da casa, uma vez que estava aguardando os boletins oficiais das agências de governo que informam com boa precisão a direção que o furacão está percorrendo e quais as futuras probabilidades de caminho para ele, como também as rotas de fuga, intensidade dos ventos, abrigos, etc. É um mega evento de prevenção e mobilização!

Aquela altura só me restava aguardar as informações oficiais e torcer para que ele continuasse se distanciando da costa, pois em razão de ter deixado para última hora, meu estoque de comida era pequeno e a proteção da casa não estava 100% adequada para atender os requisitos recomendados para se enfrentar um “CAT 4” – categoria 4.

Para você que está chegando agora nos Estados Unidos, conheça o plano de prevenção sugerido pela National Oceanic and Atmospheric Administration no site www.nhc.noaa.gov , confira se seus seguros estão em dia e não deixem para última hora todas as ações, pois apesar de ter passado longe no ano passado, deu para sentir que somente conseguiremos reduzir as perdas diante de um evento como esse se agirmos com muita antecedência e seguindo os passos orientados pelas pessoas mais experientes e pelas autoridades ligadas ao tema. Além do problema da destruição das áreas afetadas pelo furacão, depois da passagem dele geralmente fica-se sem energia, sem combustível, sem comunicação e sem alguns outros serviços essenciais por alguns dias e esse é um outro grande desafio.

Podemos encontrar vários “check list” dos itens imprescindíveis para a preparação dessa temporada de furacões. Imprimam os planos de ação e de recuperação, além de compartilhá-los com todos os seus familiares, vizinhos e amigos, ponham em prática.

Na iminência da vinda de um furacão esse ano, vou começar mais cedo!

Matéria publicada em minha coluna no jornal Gazeta Brazilian News: http://gazetanews.com/author/igor-pipolo/.