Violência no Brasil – uma rotina que precisa ser extinta

Por Fábio Pereira Ribeiro
Exame.com
Blog Brasil no Mundo

O Brasil ainda parece viver sob o manto do retrocesso. A violência instalada no país é uma das maiores confirmações de que a democracia praticada no Brasil tem suas grandes falhas. Devemos defender a todo custo o Estado Democrático de Direito, mas precisamos rever urgentemente o modelo instalado. Com a corrupção desenfreada, a sociedade se vicia em padrões do violência, onde cada escalada da mesma se torna rotina.

As últimas semanas apresentaram ao mundo a realidade da monstruosidade política que existe no Brasil. Policiais assassinados, helicóptero da Polícia do Rio de Janeiro abatido como em um cenário de guerra na Somália (e é, né?), ex-governadores presos e ainda tentando subornar a justiça, entre outras cenas rotineiras de violência urbana e social, sem contar os indicadores do Brasil perante outros países. Sem contar jornalistas, que de forma explicita preferem salvar “bandidos” do que policiais. Nossos indicadores de Educação, Inovação, Competitividade e Liberdade, literalmente, chegaram ao fundo do poço. Somos os piores, e não adianta estarmos entre as 10 maiores economias do mundo.

A violência que estupra e sangra o Brasil parece não ter fim. Nossos políticos demonstram que não sabem o que fazer de fato, e o pior, não querem ajuda de especialista que de fato sabem o que fazer, e como tratar o problema. Os últimos 13 anos de governos Lula e Dilma, parece que alimentou mais ainda a violência, não necessariamente com fomento, mas sim com burrice estratégica e omissão, inclusive com o congelamento das atividades de inteligência e fronteiras. Temos muitos especialistas em todas as Forças Armadas e de Segurança, além dos Serviços de Inteligência, mas falta vontade política para realmente atacar o problema.

O Blog EXAME Brasil no Mundo conversou com o Coronel (R1) do Exército Brasileiro, Fernando Albuquerque Montenegro. O Coronel Fernando é um dos maiores especialistas em ações e forças especiais, inteligência, segurança e contraterrorismo do Brasil…

Clique aqui e confira a entrevista completa!