Violência sem controle

Será que os Governantes possuem algum bloqueio em seus computadores e não conseguem acessar os números da violência em seus Estados? Só pode ser isso! Os números oficiais (do próprio governo) mostram uma realidade sombria e medievalista, e, há quem diga que os números reais são ainda piores, como escreveu o Dr. Luís Mir em seu livro Guerra Civil – Geração Editorial, 2004.

Tradicionalmente o Fórum Brasileiro de Segurança Pública publica o “Anuário Brasileiro de Segurança Pública”, reconhecida fonte de dados sobre a segurança pública no Brasil.

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública compila e analisa dados de registros policiais sobre criminalidade, informações sobre o sistema prisional e gastos com segurança pública, entre outros. A publicação é uma importante ferramenta para a promoção da transparência e visa influenciar a melhoria da qualidade dos dados por parte dos gestores públicos.

No Infográfico de 2017 podemos ver dados assustadores e que muita gente acha que por não sofrer diretamente tais impactos, a sensação de segurança lhe parece diferente da realidade. Para conhecê-lo por completo (imagem abaixo), acesse o link: www.forumseguranca.org.br/wp-content/uploads/2017/10/infografico2017-vs8-FINAL-.pdf.

Uma bomba atômica por ano! Os mais de 61,5 mil assassinatos cometidos em 2016 no Brasil equivalem, em números, às mortes provocadas pela explosão da bomba nuclear que dizimou a cidade de Nagasaki, em 1945, no Japão. Esse evento marcou o mundo e se fala nele 72 anos depois. Será que nos acostumamos com a violência e passamos a aceitar todas essas mortes como um fato normal de nossa sociedade? Surreal, são 7 pessoas assassinadas por hora no Brasil.

O infográfico é auto explicativo e mostra outros números alarmantes de roubo de veículos (mais de 1 milhão), estupros, feminicídios, violência nas escolas e outros tantos. Recomendo uma leitura crítica e uma profunda reflexão.

Um estudo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) estimou o gasto com violência em 16 países da América Latina e Caribe. O relatório mostrou que o crime custou ao Brasil 3,78% do seu PIB, o equivalente a US$ 124 bilhões (R$ 386 bilhões). Penso que já está na hora de fazer uma melhor conta e ver que o modelo de investimento não está surtindo o evento para o qual se propõe. Veja no link: https://publications.iadb.org/bitstream/handle/11319/8133/Os-custos-do-crime-e-da-violencia_novas-evidencias-e-constatacoes-na-America-Latina-e-Caribe.pdf?sequence=9&isAllowed=y.

Próximo ano haverá eleições e os candidatos precisam entender que Segurança Pública está diretamente ligada ao desenvolvimento econômico de seu Estado, além de ser o lugar onde sua família, seus parentes, amigos e eleitores vivem. Precisa de atenção urgente e fazer diferente do quem vem sendo feito. Além de investimento é preciso Gestão e Inteligência para reverter o atual cenário sombrio de insegurança.