Orientações de segurança para o Porteiro

Quem não conhece alguma história de invasão e furto em condomínios? Nas grandes cidades, esse tipo de ocorrência está cada vez mais frequente. O porteiro é um grande aliado para a prevenção desse tipo de problema, mesmo porque grande parte das invasões a condomínios costumam ser realizadas pelos acessos.

Várias iniciativas ajudam a promover a segurança no condomínio. Fique por dentro e veja abaixo os principais cuidados que devem ser adotados na rotina da portaria. Repasse essas informações para a equipe do seu prédio!

1) Não deixar ninguém entrar sem autorização
Pode parecer óbvio que um visitante precise da autorização de um morador para ingressar no condomínio, mas no dia a dia é comum que os porteiros acabem se descuidando ou sendo pressionados, deixando de cumprir essa que é uma das dicas de segurança mais básicas.

Não importa se aquela pessoa já visitou o local outras vezes ou se está acontecendo um evento com convidados em um dos apartamentos: qualquer visitante só deve subir após a consulta e a aprovação de um morador. Em caso de dúvidas, o morador deve descer até a portaria para autorizar a entrada presencialmente.

Adote a técnica do I – A – A – R, ou seja:

  • Identificar o(s) visitante(s) ou serviço (nome, empresa, tipo da visita ou serviço);
  • Avisar o morador;
  • Autorizar o acesso – quem faz isso é o morador;
  • Reconhecer, mesmo sendo uma pessoa frequente, deve ser identificada sempre.

2) Atenção aos movimentos externos
O ambiente interno deve ser prioridade, mas o porteiro também deve estar sempre atento, na medida do possível, às movimentações nas áreas externas. Isso porque é possível verificar com mais facilidade se existe a presença de pessoas com ações suspeitas e que podem comprometer a segurança do condomínio.

É preciso tomar cuidado quando moradores chegam de carro, observando se não há movimentação estranha dentro do veículo. Isso porque bandidos acabam sequestrando moradores para poder entrar no condomínio.

Contribua com a prevenção de todos orientando para que aguardem o Uber ou Táxi, do lado de dentro do condomínio e não na calçada. Isso diminui muito a exposição do morador.

Importante também, manter os portões e as portas sempre fechados, a fim de que o controle de quem entra no condomínio possa realmente ser efetuado. Atenção com pessoas que aproveitam o portão de veículos aberto para entrar, ou aproveitam que tem algum morador entrando e entram junto.

3) Não permitir a entrada de entregadores no condomínio
Quando um morador pede comida por delivery ou mesmo recebe uma encomenda, é importante que ele vá até a entrada para receber seu pedido. Há diversos casos de pessoas mal-intencionadas que se apresentam como entregadores para poder entrar no condomínio.

Além disso, é preciso ter cuidado também com períodos de obras no condomínio. É papel do zelador informar o porteiro sobre os prestadores de serviços que irão frequentar o espaço. O ideal é fazer uma lista dos funcionários que realizarão os serviços, em que horários e por quanto tempo. Assim, com uma boa comunicação entre zelador e porteiro, a segurança de todos pode ser preservada.

4) Não repassar informações
O porteiro acaba conhecendo a rotina dos moradores do prédio, o horário que cada pessoa costuma chegar ou sair. É muito importante que ele não repasse essas informações para ninguém.

Comentar hábitos e horários de moradores com vizinhos, entregadores, outros porteiros ou mesmo repassar alguma informação por telefone pode expor a vulnerabilidade de um imóvel, facilitar o planejamento de um furto ou uma abordagem na entrada da garagem, por exemplo. Todo cuidado é pouco!

5) Não guarde chaves e outros objetos pessoais de moradores
Ainda que haja proximidade e confiança, o porteiro jamais deve guardar chaves ou outros objetos pessoais dos moradores, bem como não permitir que eles entrem nesse espaço. A portaria é o centro nervoso das edificações e por isso devem ser preservadas e protegidas.

Mantenha a integridade do espaço interno da portaria. Somente o porteiro em serviço deve estar dentro. Portaria não é sala de reunião. Isso distrai o profissional.

6) Prestar atenção na garagem
O porteiro precisa confirmar as placas de todos os carros que têm autorização para ingressar no prédio e nunca autorizar a entrada de placas desconhecidas. Essa confirmação deve ser preferencialmente através de um meio tecnológico.

Qualquer entrada de carros de estranhos ou fornecedores de qualquer tipo de serviço, deve ser previamente autorizadas pelos moradores, sem exceção.

7) Fazer a manutenção da infraestrutura de segurança
Uma dica básica que não pode ser negligenciada é a manutenção de uma boa infraestrutura de segurança em todo o prédio. As portas automáticas devem estar funcionando, bem como os trincos, os interfones, as câmeras, a iluminação das áreas comuns, entre outros aspectos.

Sempre que houver algum problema em qualquer um desses equipamentos, o porteiro deve informar o síndico e o zelador para que providências imediatas sejam tomadas.

8) Manter sempre à mão uma lista de telefones úteis
É interessante que seja instalada uma linha telefônica na portaria, para que se possa acionar rapidamente a polícia ou os bombeiros em caso de emergência, manutenção do elevador, manutenção dos portões, sem depender do zelador, que pode não estar no condomínio na hora.

Por mais que o acesso aos telefones de órgãos de proteção, hoje em dia, seja muito fácil – basta procurar na internet –, é sempre interessante manter uma lista desses telefones, em papel, especialmente na portaria do condomínio, em local de fácil acesso.