Para proteger seu WhatsApp

O aplicativo WhatsApp foi popularizado rapidamente, muitos usuários deixaram de enviar e-mails ou de usar a própria linha do celular, já que o aplicativo possui diversas funções que nos ajudam tanto na esfera profissional quanto pessoal. Por ser um dos aplicativos mais usados no mundo todo, a plataforma também tem atraído cada vez mais a atenção dos cibercriminosos.

Veja abaixo algumas medidas para reduzir os riscos de segurança no seu WhatsApp e evitar dores de cabeça desnecessárias.

Mantenha o WhatsApp atualizado
Frequentemente os aplicativos demandam atualizações, e com o WhatsApp não é diferente. Os updates do mensageiro, em geral, servem para a execução de novas funcionalidades, mas também para a correção de possíveis bugs e vulnerabilidades. Por isso, mantendo o App atualizado é possível reduzir os riscos de segurança.

Utilize a verificação em duas etapas
Para melhorar a segurança de seus usuários, o WhatsApp conta com um recurso chamado “verificação em duas etapas”. A funcionalidade permite que você cadastre uma senha extra para que o mensageiro funcione em outros dispositivos.

Se você quiser ativar o serviço, siga as seguintes etapas: Acesse o WhatsApp > Clique no menu representado pelos três pontinhos no canto superior direito do App > Selecione o botão “Configurações” > Acesse a opção “Conta” > Clique em “verificação em duas etapas” e depois em “ativar”. Nesse momento, o aplicativo solicitará a criação de uma senha numérica, que deverá ser digitada quando o App for utilizado em outro smartphone.

Coloque uma senha de acesso
Existem diversas ferramentas que permitem que o usuário bloqueie o acesso aos seus aplicativos com senhas. Uma das mais populares é o App Locker, capaz de proteger o smartphone de pessoas curiosas que queiram mexer no aparelho. Utilizando o App, o usuário cadastra uma senha, que será necessária para acessar redes sociais e também o mensageiro.

Exiba sua foto de perfil somente para os seus contatos
Nunca se sabe as intenções das pessoas, por isso é possível deixar que apenas os seus amigos visualizem a sua foto de perfil do WhatsApp. Selecione o botão “Configurações”> “Conta” > “Privacidade” > “Foto do perfil” e selecione a opção “Meus contatos”.

Evite utilizar conexões compartilhadas
Apesar da conveniência, é importante evitar entrar em redes compartilhadas. Infelizmente, há ferramentas que permitem que uma pessoa mal-intencionada acesse o aplicativo de usuários desavisados que estejam acessando a mesma conexão, colocando sua segurança em risco.

Fique atento aos golpes
Todos os dias são criados diversos golpes que circulam pelo WhatsApp. Os mais comuns envolvem promoções e prêmios, que fazem milhares de vítimas em todo o mundo. Desconfie sempre dessas mensagens e não clique nos links, que podem ser a porta de entrada para a invasão do seu smartphone.

Uma ligação de um número desconhecido, convites de festas, um amigo muito próximo pedindo para que você pague um boleto ou mesmo algum familiar pedindo um depósito bancário para ajudá-lo numa situação difícil, são outras situações comuns que envolvem invasões a contas de WhatsApp.

Fique atento! Não passe nenhum tipo de informação pessoal ou confirmação de códigos de verificação recebidos por SMS. Se receber algum tipo de pedido urgente de dinheiro de um amigo ou familiar, ligue para quem entrou em contato e confirme as informações.

Contribuições: Canaltech e Equipe Núcleo.