A importância da atualização constante!

Em recente conversa durante uma live semanal sobre segurança de condomínios – especificamente sobre CFTV, percebemos que através de alguns depoimentos e ainda pela vivência dos profissionais que participaram desse evento, até os termos utilizados pelos participantes começam a tomar nova forma, ou seja, quem contrata ou quem opera os sistemas, já sabe um pouco mais do que o básico.

Destacamos nesse programa, que isso também é fruto de um trabalho de conscientização realizado pelos profissionais de segurança junto aos tomadores de decisão, explicando por que e como funcionam os equipamentos e o processamento destas nos softwares.

Esse quadro mostra a necessidade de constante atualização por parte dos que prestam os serviços, desde os projetos até a instalação e manual operacional para a utilização do que a tecnologia nos oferece (em constante mutação).

É importante lembrar que o “outro lado”, isto é, o delituoso também se atualiza e é fundamental que estudos de casos, trocas de experiências, análises e tratamento das ocorrências (o que houve e como faço para não se repetir), sejam práticas intensas e que envolvam todos os que participam da operação. Isso ajuda a gerar novas demandas para os fabricantes e desenvolvedores de softwares, melhorando assim as entregas à sociedade.

Outra mudança percebida em várias cidades pelo país, é a união do público com o privado. Seja através de legislação municipal ou de simples acordos entre os citados, imagens e alertas passam a ser compartilhadas acelerando a capacidade de respostas e/ou de investigações. A sociedade começa a entender a limitação legal dos órgãos de segurança e, por isso, compreende a necessidade de participar ativamente da ajuda e do fortalecimento dos recursos.

Por conta do fenômeno mundial da Covid 19, uma mudança vertiginosa se mostrou – o crescimento das lives. O Brasil aproveitou essa onda e também se aprimorou. Hoje contamos com um vasto acervo produzido com informações importantes no setor de segurança em geral. Ou seja, não há mais desculpas para não se atualizar uma vez que esse conteúdo está disponível e de forma gratuita.

É necessário e fundamental que nós, profissionais do setor, nos mantenhamos atualizados e estudiosos. Os clientes tomadores que também possuem o mesmo acesso ao conteúdo comentado, já estão fazendo a lição de casa para saber cada vez mais, como fazer a melhor aquisição. Analisar e estudar não somente as ocorrências acontecidas e formas de evitá-las, mas também o comportamento da sociedade. Cito como exemplo o crescimento do ritmo das entregas – deliveries, fato esse que mudou a dinâmica das portarias e, consequentemente da segurança preventiva.

Para finalizar, aproveitando uma frase que ouvimos bastante nos últimos meses: “a ciência se faz com a observação e estudo”, permito-me fazer essa analogia com a ciência que nós trabalhamos – a segurança preventiva, temos que estudar e observar, pois as mudanças estão aceleradas.

Bons estudos e observações!